Pedro Góis, Investigador do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e o Professor Uwe Pishel da Universidade de Huelva lideraram uma equipa internacional de cientistas que descobriu uma nova família de sondas fluorescentes (BASHYs) que podem ser preparadas num só passo com uma variabilidade estrutural sem precedentes.

As sondas BASHY apresentam características foto-físicas excelentes para estudos de fluorescência em células, tendo as mesmas sido utilizadas pelas investigadoras Helena Florindo e Liana Silva do iMed.ULisboa na marcação de nano-partículas e na coloração seletiva de gotas lipídicas intracelulares.

Este estudo foi publicado, a 22 de dezembro de 2015, na prestigiada revista “Chemistry: A European Journal” como um artigo VIP, tendo sido destacado na capa dessa edição.

Entrevista dos autores do estudo ao jornal ChemistryViews