O estudo “Formulação de Pastilhas Moles para o Tratamento da Mucosite Oral” realizado por uma equipa de investigação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), com a colaboração dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santa Maria, foi distinguido com o Prémio “Revista Dor Bene Farmacêutica” 2016 na categoria melhor artigo científico clínico na área da DOR  atribuído pela Revista Dor Bene Farmacêutica.

O trabalho, desenvolvido pela equipa constituída pelos investigadores Filipa Cosme Silva, Joana Marto, Ana Salgado, Vasco Rodrigues, Maria Piedade Ferreira, Paula Machado, Alexandra Silva e António J. Almeida (Coordenador do estudo) do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa, teve como objetivo o desenvolvimento, caracterização e estudo de estabilidade de uma formulação inovadora de pastilhas moles contendo nistatina e lidocaína para o tratamento da mucosite oral. Recorrendo a uma técnica facilmente executável em farmácia hospitalar, foi desenvolvida uma formulação de pastilhas com potencial para ser utilizada na veiculação de nistatina e lidocaína. Para a equipa de investigação, a principal vantagem desta formulação alternativa consiste na versatilidade de administração, podendo o doente controlar o tempo de retenção dos medicamentos cavidade oral. No futuro espera-se que a aplicação clínica valide a sua eficácia.