O estudo “Mycobacterium tuberculosis modulates miR-106b- 5p to control Cathepsin S expression resulting in higher pathogen survival and poor T cell activation” realizado pela Professora e Investigadora Elsa Anes (coordenação), e os Investigadores David Pires e Nuno Carmo do Grupo Interações Hospedeiro Patogeno do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), foi distinguido, a 9 de maio de 2018, com o 3.º lugar da 2.ª edição do Prémio Janssen Inovação na categoria de Infecciologia. A investigação premiada enquadra-se no desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas para tratar todas as formas de infeção da TUBERCULOSE (TB) e melhorar a vacina existente.

Os investigadores do iMed.ULisboa-FFULisboa estudaram a interação entre o hospedeiro e o patogeno, tendo descoberto que os alvos do hospedeiro podem ser manipulados, melhorando não só a resposta do organismo à infeção, mas também à vacinação. Para além disso, ao manipular-se o hospedeiro e não a bactéria em si, torna possível eliminar o bacilo. Os resultados permitem fornecer ainda potencial indicação se a infeção latente está em risco de passar a infeção ativa.

Anualmente são notificados mais de dez milhões de novos casos de tuberculose e registam-se cerca de dois milhões de mortes. Face a esta realidade, e com base nos resultados do estudo desenvolvido, a equipa de cientistas do iMed.ULisboa – FFULisboa propõe que o combate à bactéria da TB incida na terapia dirigida ao hospedeiro, acreditando que dessa forma pode ser evitado o aparecimento de bactérias resistentes aos tratamentos.

A distinção atribuída pela Janssen Portugal, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, visa incentivar a produção de conhecimento científico e premiar a investigação científica de excelência desenvolvida por instituições nacionais nas seguintes áreas: Hipertensão Pulmonar, Oncologia, Imunologia, Infecciologia e Neurociências. A segunda edição deste Prémio recebeu 90 candidaturas. O galardão atribuído aos Investigadores do iMed.ULisboa – FFULisboa tem o valor de 10.000 €.

2.ª edição Prémio Janssen Inovação – 3.º Prémio