O estudo “Role of Cathepsins in Mycobacterium tuberculosis Survival in Human Macrophages”, realizado pelos Investigadores Elsa Anes (coordenação), David Pires e Nuno Carmo do Grupo Interações Hospedeiro Patógeno do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), foi distinguido, a 25 de outubro de 2016, com o 3.º lugar do Prémio Janssen Inovação 2016 na categoria de Infecciologia. O projeto revela a descoberta sobre as bases do desenvolvimento da tuberculose, abrindo portas para novas intervenções no tratamento da tuberculose, sobretudo numa época em que as resistências a antibióticos causam cada vez maior preocupação a nível mundial.

O bacilo da tuberculose é um patogene que sobrevive, no hospedeiro, em células desenhadas para matar e controlar infeções. Uma das razões dessa sobrevivência, descobriram os Investigadores, baseia-se na manipulação de catepsinas do hospedeiro e que a reversão disso poderá contribuir para terapias alternativas aos antibióticos. O trabalho desta equipa mostra então que, “em contacto com a bactéria que causa a tuberculose, o bacilo de Koch, parece haver uma diminuição da atividade destas enzimas – uma avaria no sistema que poderá explicar porque é que em alguns casos este microrganismo tem uma maior sobrevivência dentro das células humanas e a infeção não é debelada”. Ou seja, através da manipulação de catepsinas do hospedeiro é possível contribuir para terapias alternativas aos antibióticos.

A distinção atribuída pela Janssen Portugal, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, visa incentivar a produção de conhecimento científico e premiar a investigação científica de excelência desenvolvida por instituições nacionais nas seguintes áreas: Doenças Metabólicas, Hemato-Oncologia, Imunologia, Infecciologia e Neurociências. A primeira edição deste Prémio recebeu 68 candidaturas. O galardão atribuído aos Investigadores do iMed.ULisboa – FFULisboa tem o valor de 10.000 €.

Vídeo Prémio Janssen Inovação 2016 – 3.º Prémio