Helena Florindo, líder do grupo de investigação Drug Delivery & Immunoengineering do Instituto de Investigação do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (iMed.Ulisboa), foi distinguida com o prémio CaixaResearch Health 2022, da Fundação La Caixa, com o projeto “Multifunctional nano-immunotherapy against breast brain metastases” (Nano-Imunoterapia multifuncional contra as metastases do cancro da mama)

O projeto foca-se na análise das interações que acontecem entre o tumor, o sistema vascular e o sistema imunitário no cancro da mama metastático e tem como objetivo traçar caminho no sentido de desenvolver uma nova terapia baseada da nano-imunoterapia que regula as funções imunes do cérebro. Desta forma poder-se-á prevenir e tratar as metástases no cérebro.

Este trabalho de investigação está a ser desenvolvido em colaboração com a Professora Ronit Satchi Fainaro da equipa do centro investigação da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Mais informações sobre este projeto aqui.