Na edição de junho da revista Health News, Rui Pinto é o rosto da capa, tendo dado uma entrevista sobre mundo das Análises Clínicas e o acesso do utente do SNS a este importante meio complementar de diagnóstico.

As análises clínicas no seu todo são um meio muito importante de diagnóstico. Há, contudo, técnicas, nomeadamente o diagnóstico in vitro (DIV), que não estão acessíveis a todos os utentes, uma vez que não fazem parte da lista de análises clínicas comparticipadas pelo Estado.

Na opinião do professor dever-se-ia trabalhar numa ótica de prevenção, recorrendo aos DIV pois “permitem prever o que pode aparecer no futuro”, através de indicadores que dão essa informação. Existe uma visão de custos que contempla mais o momento presente e a necessidade de os reduzir, em vez de se adoptar uma visão a médio/longo prazo: “aquilo que hoje nos parece ser uma grande despesa, provavelmente no futuro poder-se-á traduzir num investimento gerador de grandes poupanças para todos”, acrescenta Rui Pinto.

Poderá ler aqui a entrevista na totalidade.

Fotografia: Health News