O Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) participa no projeto pioneiro “Testing Marker Utility in Steatohepatitis” a cargo do consórcio europeu LITMUS. Esta investigação visa desenvolver e testar novas metodologias de diagnóstico para doentes com fígado gordo não alcoólico (“Non-alcoholic Fatty Liver Disease” – NAFLD), com o objetivo de identificar aqueles que correm maior risco de desenvolver esteatohepatite e fibrose. O estudo pretende assim desenvolver, validar e qualificar melhores biomarcadores para NAFLD.

A NAFLD é causada por uma acumulação de gordura nas células do fígado que provoca a inflamação, fibrose e, em estadios mais avançados, a cirrose. Esta doença afeta 20 a 30% da população mundial e está fortemente associada à obesidade e à diabetes tipo 2. O combate contra a NAFLD constitui um grande desafio para a saúde pública, que só o esforço conjunto da indústria farmacêutica e da academia poderá resolver.

O projeto, financiado pela Iniciativa Europeia de Medicamentos Inovadores (Innovative Medicines Initiative – IMI) com 34 milhões de euros, é coordenado pela Universidade de Newcastle, integrando a colaboração de mais de 40 parceiros internacionais da academia e da indústria farmacêutica. Espera-se que os resultados deste estudo permitam alcançar avanços significativos no diagnóstico e tratamento da NAFLD.

A colaboração do iMed.ULisboa da FFULisboa está a cargo da Professora Cecília Rodrigues, Coordenadora desta unidade de investigação e Professora Catedrática do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da FFULisboa.