Helena Florindo foi distinguida, a 20 de maio de 2020, com o “CRS Immuno Delivery Young Investigator Award 2020”. Este prémio internacional, atribuído pela Focus Group de Imunologia da Controlled Release Society (CRS) internacional, visa reconhecer a excelência dos contributos científicos dados por um Investigador membro da CRS no âmbito da ciência de liberação controlada. A distinção recai sobre o trabalho que a Docente e Investigadora da FFUL – e membro da Direção do “Focus Group Nanomedicine and Nanoscale Delivery” da CRS  – tem estado a desenvolver  no contexto de uma nanovacina para a remodelação  da resposta imunológica contra o cancro.

A eficácia desta inovação (realizada em conjunto com a Universidade de Tel Aviv) ainda está em fase experimental, mostrando até ao momento que a nanovacina induz o sistema imunitário a destruir células cancerígenas e a controlar o desenvolvimento da doença.

Na sequência da atribuição deste galardão, Helena Florindo vai apresentar, a 30 de junho de 2020, o projeto “Immunization with mannosylated nanovaccines and inhibition of the immune-suppressing microenvironment sensitizes melanoma to immune checkpoint modulators” na reunião anual (online) da CRS.