Graça Soveral – Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), Presidente do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da FFULisboa e Investigadora do Grupo Metabolismo e Genética do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa – publicou, a 12 de novembro de 2018, o artigo “Human adipose glycerol flux is regulated by a pH gate in AQP10” na revista “Nature Communications”.

O artigo divulgado pela conceituada publicação internacional, no qual a Docente da FFULisboa participou em conjunto com outros investigadores internacionais, revelou o mecanismo de regulação de uma proteína de membrana, a Aquaporina-10, responsável pela saída de glicerol das células adiposas e com impacto na Obesidade. A investigação desenvolvida revelou a estrutura da AQP10 por cristalografia e demonstrou que em adipócitos humanos, o baixo pH intracelular observado durante a lipólise (queima de gordura) está correlacionado com um aumento de libertação de glicerol e estimulação desta aquagliceroporina. Análises in vivo e in vitro permitiram identificar a base molecular da modulação pelo pH. Os resultados do estudo revelam assim um mecanismo único de regulação da aquaporina importante para o controlo da gordura corporal, que poderá constituir uma estratégia para tratamento da obesidade e complicações metabólicas associadas.