Graça Soveral, Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Presidente do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da FFULisboa, foi eleita, a 19 de dezembro de 2018, Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB) para o biénio 2019-2020.

O ato eleitoral decorreu na Universidade de Coimbra, tendo também sido eleitos João Laranjinha, Professor da Universidade de Coimbra, como Presidente da Mesa da Assembleia e Cláudio Soares, Professor da Universidade Nova de Lisboa, como Presidente do Conselho Fiscal. A equipa eleita para os órgãos dirigentes da SPB, que inclui ainda membros da Universidade do Porto, Aveiro, Minho, Beira Interior, Évora e Algarve, compromete-se a cumprir a missão da SPB, acrescentando-lhe mais capacidade interventora, dinamismo e capacidade catalisadora para, em conjunto com sociedades congéneres, fomentar a visibilidade da Ciência nacional e o seu reconhecimento internacional.

A SPB é uma das maiores comunidades científicas de Portugal, congregando interesses e atividades de distintos tópicos na área das biociências moleculares. Através da organização de congressos nacionais, reuniões das sociedades afiliadas e grupos temáticos, e da promoção de interações com outras sociedades científicas nacionais e internacionais, a SPB tem vindo a fomentar o encontro de investigadores, professores, estudantes e profissionais para a discussão e apresentação de tópicos científicos com interesses comuns, desempenhando assim um importante papel na divulgação da Bioquímica feita em Portugal.