Estudante de doutoramento em Farmácia na FFUL, Francisco Olivença, foi distinguido com o Prémio UC-Life Sciences, na categoria de Biologia.

O trabalho premiado, Uncovering Beta-Lactam Susceptibility Patterns in Clinical Isolates of Mycobacterium tuberculosis through Whole-Genome Sequencing”, foi publicado na revista Microbiology Spectrum da American Society for Microbiology. Este estudo relaciona ensaios de suscetibilidade a antibióticos beta-lactâmicos em estirpes clínicas de Mycobacterium tuberculosis, isoladas em Portugal com dados de sequenciação genómica, para verificar a existência de associações entre os níveis de suscetibilidade e diversas características das estirpes. Os resultados obtidos contribuem para uma visão mais completa do reposicionamento destes antibióticos contra a tuberculose, nomeadamente para formas resistentes da infeção. Francisco Olivença é integrante do Grupo de trabalho Host-Pathogen Interactions, do iMed.ULisboa, com orientação de Maria João Catalão e coorientação de Elsa Anes e João Paulo Gomes.

Os Prémios UC-Life Sciences são atribuídos pelo Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, e visam reconhecer os alunos de Doutoramento ou Mestrado, autores do melhor artigo publicado em revista internacional nas áreas de Antropologia, Biologia e Bioquímica.