A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) participa no projeto “Cooperation in Quality Assurance for Pharmacy Education and Training between Europe and Latin America (COPHELA)”, uma iniciativa no âmbito da Ação-Chave 2, Inovação e boas-práticas, do programa Erasmus + que apoia a cooperação institucional para implementação de práticas inovadoras que conduzam à modernização institucional e à inovação social.

O principal objetivo do COPHELA é desenvolver uma plataforma digital que permita aos farmacêuticos frequentarem formação profissional especializada em farmácia comunitária, hospitalar e industrial. Este modelo de formação on-line será gratuito e potenciará o desempenho farmacêutico. Com um financiamento no valor de 600.000 €, o COPHELA está a ser desenvolvido por um grupo de dez instituições de ensino superior: Universidade Nacional Andrés Bello (Chile), Universidade de Estudos de Camerino (Itália), Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidade de Granada (Espanha) – (coordenadora do projeto), FFULisboa (Portugal), Universidade Autónoma do Estado do México (México), Universidade Autónoma Metropolitana-Xochimildo (México), Instituto Racine Qualificação e Assessoria (Brasil), Universidade Federal de São Paulo (Brasil) e Universidade de Valparaíso (Chile). Na FFULisboa o projeto é assegurado por Afonso Cavaco, Professor do Departamento de Sócio-Farmácia. O prazo estimado para conclusão do projeto é de três anos.

As primeiras reuniões do COPHELA decorreram, no México, a 11 e 12 de março de 2019. Para além dos representantes das dez instituições participantes no projeto, estiveram igualmente presentes membros de outras entidades internacionais, tais como Conferência Ibero-Americana de Faculdades de Farmácia, União de Universidades da América Latina e do Caribe, Academia Ibero-Americana de Farmácia, Academia Nacional de Farmácia do Brasil, Associação Europeia das Faculdades de Farmácia e Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura.