A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) associa-se às comemorações do 150.º aniversário da Tabela Periódica dos Elementos Químicos que vão decorrer ao longo de 2019.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical ElementsIYPT 2019), uma das conquistas mais significativas da ciência com inúmeras aplicações em Astronomia, Química, Física, Biologia e outras ciências naturais. Considerando que a Tabela Periódica dos Elementos Químicos foi descoberta no ano de 1869 por Dmitry Mendeleiev (Químico russo), o IYPT 2019 assinala necessariamente este 150.º aniversário, celebrando-o como uma oportunidade para se refletir sobre a sua história, o seu papel na investigação científica, o seu impacto social e económico.

Ao longo de 2019 irão, então, realizar-se, em mais de 50 países em todo o mundo, várias atividades, eventos e iniciativas. A FFULisboa – representada pela Professora Catarina Dias do Departamento de Química Farmacêutica e Terapêutica – integra a Comissão da Sociedade Portuguesa de Química que coordena, em Portugal, o programa de atividades. O arranque das comemorações está agendado para 29 de janeiro de 2019.