A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) participou no estudo europeu “Spatio‐temporal assessment of illicit drug use at large scale: evidence from 7 years of international wastewater monitoring” que foi publicado, a 23 de outubro de 2019, na revista científica “Addiction”. O objetivo desta investigação visava explorar as tendências de nível populacional no uso de quatro substâncias ilícitas (anfetamina, metanfetamina, ecstasy e cocaína). Para o efeito foram analisadas, ao longo de sete anos (2011-2017), águas residuais de mais de 60 milhões de pessoas em 120 cidades de 37 países.

Os resultados do estudo, organizado pelo grupo internacional de investigadores SCORE (Sewage analysis CORe group Europe) do qual faz parte Álvaro Lopes, revelam que existem “amplas diferenças espaciais existentes em toda a Europa. A cocaína domina o cenário de uso de drogas nas cidades ditas do Sul e Oeste (na Suíça, Itália, França, Espanha, Reino Unido), e seus níveis foram crescentes no período de 2011-2017 na maioria dos locais rastreados. A Bélgica e os Países Baixos relataram também uma utilização muito elevada de cocaína e de anfetamina, uma substância que também aumentou o seu consumo em muitos países do norte da Europa. O consumo de metanfetamina, embora baixa em média, quando comparada com outros estimulantes, apresentou alguns pontos (“hotspots”) bem localizados com consumo significativo em algumas cidades do leste europeu (na Eslováquia, República Checa e leste da Alemanha) e está a expandir-se para o norte e centro da Europa. O Ecstasy não domina nenhum cenário de consumo de drogas, no entanto o seu uso tem vindo a aumentar ao longo do período 2011-2017 na maioria das cidades onde foi reportado o seu consumo.”

Em Portugal, o estudo das análises (recolhidas em Lisboa, Porto e Almada) foi assegurado no âmbito de uma parceria entre a FFUL e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. – Delegação do Sul.

Comunicado de Imprensa