O Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) foi apresentado a 12 de setembro de 2019 em Lisboa. O ISBE é uma associação privada sem fins lucrativos que pretende ajudar decisores políticos, médicos e doentes a fundamentar as suas escolhas com informação científica de qualidade. São associados institucionais do ISBE a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Ana Paula Martins é a Presidente do ISBE e António Vaz Carneiro o Presidente do Conselho Científico deste Instituto.

Matilde Castro esteve presente na cerimónia de apresentação oficial do ISBE, decorrida na FMUL, assim como outros membros da Academia e representantes de várias entidades na área da saúde.

Segundo Ana Paula Martins, “este projeto distingue-se dos restantes já existentes, uma vez que a transformação que pretende aplicar no sistema de saúde se baseia na “evidência de melhor qualidade” formada a partir da sinergia das faculdades envolvidas. Este é um projeto construído passo a passo por vários agentes e que de alguma maneira se posiciona para conseguir também recrutar novos talentos, jovens que fazendo investigação nesta área possam ter emprego científico”.