O projeto LIFE Impetus “Improving current barriers for controlling pharmaceuticals compounds in urban wastewater treatment plants” – do qual a FFUL é participante – é um dos cinco finalistas aos “LIFE Awards 2021” na categoria “Ambiente” e um dos 15 candidatos ao prémio “LIFE Citizens’ Prize”. Os galardões atribuídos pela Comissão Europeia inserem-se no âmbito do programa LIFE que financia projetos na área do ambiente e ação climática.

O trabalho de investigação com foco nas águas residuais decorreu entre 2016 e 2019, tendo sido assegurado por um consórcio multidisciplinar constituído por Laboratório Nacional de Engenharia Civil (coordenação), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FFUL, Universidade do Algarve, Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico e Environment and Regional Development Consulting.

A  FFUL e a EPAL foram responsáveis pela implementação e validação dos métodos analíticos para a análise de fármacos  em amostras de água residual, lamas e amêijoas. A FFUL também foi responsável pelo estudo de resistência bacteriana (Professora Aida Duarte). Segundo Cristina Almeida, docente responsável pelo projeto na FFUL, «esta nomeação reconhece o elevado potencial de inovação deste projeto, que demonstrou como melhorar o controlo de fármacos no tratamento de águas residuais urbanas, com baixo investimento e energia, e desenvolver adsorventes de elevado desempenho, “à medida” de fármacos-alvo».

Resultados do projeto LIFE Impetus

Layman’s report

A escolha do “LIFE Citizens’ Prize” é feita através de votação online gratuita em curso até 2 de junho de 2021. O formato desta distinção permite que o público vote no seu projeto ambiental preferido. Os resultados serão anunciados durante a conferência virtual do EU Green Week 2021.