A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) colabora no curso de pós-graduação “Medicinal Cannabis GMP(s)” promovido pelo Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) em parceria com o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF). Esta formação, coordenada por Rui Loureiro, constitui a primeira pós-graduação em boas-práticas aplicadas à Canábis Medicinal em Portugal. O grupo de 25 alunos inscritos no curso, que decorre de setembro a dezembro de 2019 nas instalações do LMPQF em Lisboa, inclui Médicos, Farmacêuticos, Engenheiros Bioquímicos assim como outros profissionais associados ao ciclo de produção da Canábis para fins medicinais.

Na sequência da publicação, a 1 de fevereiro de 2019, de legislação que estabelece o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da Canábis para fins medicinais, tornou-se imperativo disponibilizar formação nesta área. Segundo Rui Loureiro, “toda a cadeia de produção e desenvolvimento, desde o cultivo da planta à sua preparação e distribuição, deve ser monitorizada e controlada, para garantir que todos os produtos são produzidos de acordo com as boas práticas e requisitos aplicáveis, como a certificação GMP [Good Manufacturing Practices]”. Para o Docente da FFUL, neste processo que converge em larga escala para a exportação criam-se “novos desafios a todos os intervenientes no circuito farmacêutico”, sendo por isso fundamental a importância desta formação. A importância e necessidade de formação é prevista e reconhecida na própria lei da Canábis Medicinal (Lei n.º 33/2018 de 18 de julho).

De acordo com dados do OPCM, a adesão ao curso superou as expectativas, estando já prevista a realização de uma segunda edição em janeiro de 2020.