A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) participou  e coordenou a nível nacional o estudo “Genome-wide analysis of multi- and extensively drug-resistant Mycobacterium tuberculosis”, à data o mais completo no âmbito da tuberculose resistente e dos seus determinantes genéticos, esta semana publicado na Revista científica “Nature Genetics”. A coordenação da investigação esteve a cargo de Isabel Portugal, Professora do Departamento de Microbiologia e Imunologia da FFULisboa e membro do Grupo de Microbiologia Molecular e Biotecnologia do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa, João Perdigão, Investigador do Grupo de Microbiologia Molecular e Biotecnologia do Instituto do iMed.ULisboa da FFULisboa e Miguel Viveiros, Professor no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL). Salienta-se que a investigação em causa integra-se no projeto liderado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) que realizou a análise por sequenciação genómica completa de 6 465 isolados clínicos, provenientes de mais de 35 países, incluindo Portugal.

O estudo agora publicado na “Nature Genetics” descreve novas mutações associadas à resistência à cicloserina, etionamida e ácido para-amino salicílico, importantes fármacos de segunda-linha recorrentemente utilizados no tratamento da tuberculose multirresistente. Os resultados obtidos vão contribuir não só para o diagnóstico precoce da tuberculose resistente, como também para a inclusão de marcadores específicos para a resistência em novos testes de diagnóstico molecular, com vista a um aumento da sua sensibilidade e especificidade. Estas “valências” vão permitir fazer ajustes na terapêutica de modo a ser mais eficaz contra os bacilos resistentes, aumentar a taxa de cura dos doentes com tuberculose multirresistente, ou extensivamente resistente, e evitar a sua transmissão e propagação como tem acontecido até à data.

Comunicado de Imprensa