Diogo Sousa Martins colabora no Instituto da Visão – IPEPO que foi distinguido, a 4 de setembro de 2019, com o Prémio António Champalimaud de Visão 2019 atribuído pela Fundação Champalimaud, com o apoio da “Visão 2020 – O Direito à Visão”, no valor de 1.000.000,00 €. A edição 2019 deste galardão reconheceu o trabalho único do Instituto da Visão – IPEPO, da Fundação Altino Ventura e do Serviço de Oftalmologia da UNICAMP, três organizações que atuam na prevenção da cegueira e da deficiência visual através da prestação de serviços oftalmológicos a populações carentes no Brasil.

O Instituto da Visão-IPEPO, com recurso às novas tecnologias e à telemedicina prestou serviços de cirurgia às cataratas, óculos gratuitos e consultas de oftalmologia, cobrindo uma população de mais de 2 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo e em áreas rurais remotas da Amazónia Brasileira. O galardão atribuído a esta organização não governamental independente e sem fins lucrativos foi recebido por Rubens Belfort, uma referência mundial na área da Oftalmologia e Professor Catedrático no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo.
Diogo Sousa Martins também marcou presença na cerimónia que decorreu esta semana na Fundação Champalimaud.