Vai ter lugar no próximo dia 7 de julho, no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, a cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa a Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis. A proposta partiu da FFUL, devido ao trabalho desenvolvido por ambos os professores ao longo da sua carreira.

Gordon L. Amidon, licenciou-se pela Universidade Estadual de Nova York, Buffalo, em 1967, é mestre em matemática (1970) e doutorou-se em química (1971) pela Universidade do Michigan. Internacionalmente é conhecido  pela sua investigação na área da absorção de medicamentos, fenómenos de transporte, solubilidade e dissolução e pró-fármacos. Publicou extensamente em revistas científicas, com mais de 335 artigos publicados e 370 resumos, 18 patentes nos EUA, mais de 30 capítulos de livros e monografias e co-editor em 8 livros. Recebeu inúmeras distinções, entre outras: vários prémios de melhores artigos e os prémios: Fundadores da Controlled Release Society, Volwiler da Associação Americana de Faculdades de Farmácia e de Distinto Cientista Farmacêutico da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos (AAPS); e ainda o prémio de investigação Alexander von Humboldt e prémio de reconhecimento como membro da Associação para a Promoção da Ciência do Japão.  Recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Uppsala, Suécia e o prémio Scheele da Academia Sueca de Ciências Farmacêuticas.

Gregory Gregoriadis licenciou-se em Química pela Universidade de Atenas (1957), é mestre e doutorado em bioquímica (1966 e 1968) pela McGill University, Montreal, Canadá, e Doctor of Science (DSc) pela University of London, UK (2001). É um cientista de valor proeminente, mundialmente reconhecido, a quem se devem a visão estratégica inovadora, os estudos pioneiros e a identificação de etapas fundamentais para utilização das primeiras nanopartículas lipídicas (lipossomas) como sistemas de libertação controlada de fármacos e adjuvantes imunológicos. Iniciando uma nova Área de Investigação em Tecnologia Farmacêutica, os seus trabalhos contribuiram decisivamente para a criação do primeiro nanomedicamento baseado na tecnologia de lipossomas e posteriormente aplicados em sistemas de micro e nanopartículas e, recentemente, na formulação das vacinas contra a COVID-19. A sua produção científica deu origem a mais de 350 artigos em revistas científicas, 250 lições,  41 livros e  várias patentes, base da plataforma tecnológica da empresa Lipoxen Technologies Ltd  que fundou e da qual foi diretor científico.

Informações sobre o evento:
Receção dos convidados: 16h30
Formação do Cortejo: 16h45
Os Professores que pretendam integrar o cortejo deverão confirmar a sua presença, sendo obrigatório o traje académico com insígnias.
R.S.F.F. até 5 de julho de 2022  ·  eventos@ulisboa.pt