Por ocasião da celebração dos 50 anos da constituição formal da Ordem dos Farmacêuticos (OF), foram distinguidas 5 personalidades relevantes para o desenvolvimento e prestígio das ciências farmacêuticas.

Dora Brites galardoada com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos que se destina a “distinguir os farmacêuticos ou outros cidadãos, portugueses ou estrangeiros, assim como Instituições que, pela sua dedicação, mérito e ação extraordinária, tenham contribuído de modo relevante para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade”.

Dora Brites é Licenciada e doutorada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É Investigadora Coordenadora e dirige o grupo de Neuroinflamação, Sinalização e Neurorregeneração do Instituto de Investigação do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de investigação na área das doenças neurodegenerativas e distúrbios do neurodesenvolvimento, na Esclerose Lateral Amiotrófica, na doença de Alzheimer e no envelhecimento cerebral. A sua investigação contribui ainda hoje para ajudar a clarificar novos mecanismos de patogenicidade pela neuroinflamação nas doenças neurodegenerativas, levando à identificação de novos alvos, biomarcadores e estratégias terapêuticas mais eficazes para estas doenças.

A Medalha de Honra foi ainda entregue a Dra. Maria Aurora Simón Martin, Dr. João Neto, Dra. Laura Vilarinho e Dra. Maria Manuela Teixeira.