A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) recebeu manhã de ontem a delegação da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (TUCTM), China, presidida por. Zhang Junhua, Vice-Presidente desta Instituição, acompanhada por representantes da Tianjin Pharmaceutical Da Ren Tang Group e da Embaixada da República Popular da China em Portugal, numa visita institucional que marcou o início de uma nova fase de colaboração académica e científica entre as duas instituições.

A sessão teve como objetivo a renovação da assinatura de um protocolo de colaboração que visa participação conjunta em projetos científicos nacionais e internacionais, a colaboração e realização de atividades conjuntas de ensino graduado e pós-graduado, e a partilha de equipamentos e de recursos.

A reunião foi conduzida por Graça Soveral, Diretora da FFUL, que apresentou esta  Instituição, destacando a sua oferta e desempenho educativo e as áreas de investigação. A Diretora sublinhou a importância desta parceria para ambas as partes, visando a formação e a investigação conjuntas com vista à procura de soluções para a saúde global.

Olga Silva, docente da FFUL e elemento de ligação com a TUCTM, recordou que a colaboração entre a FFUL e diferentes instituições chinesas remonta a 2017, tendo a parceria com a TUCTM sido iniciada em 2018, com a assinatura do primeiro protocolo de colaboração hoje renovado.

Zhang Junhua apresentou a TUCTM e destacou o crescente reconhecimento da Medicina Tradicional Chinesa a nível global, salientando os esforços de modernização técnica para promover o seu desenvolvimento e integração com a medicina contemporânea.

Zhou Hong, Diretor-Geral Adjunto da empresa farmacêutica de Tianjin, apresentou um vídeo institucional e referiu o interesse da empresa em estabelecer parcerias internacionais para o desenvolvimento e produção de medicamentos à base de plantas.

Durante a Mesa-redonda – Cooperação internacional no desenvolvimento de competências farmacêuticas, intercâmbios académicos e iniciativas conjuntas de investigação –, João Gonçalves, Presidente do Departamento de Farmácia, Farmacologia e Tecnologias da Saúde da FFUL, destacou as ciências regulamentares do medicamento como ponto de partida essencial para a colaboração com a TUCTM, permitindo alinhar os enquadramentos legais e facilitar o desenvolvimento conjunto de medicamentos e metodologias.

Helena Florindo, Vice-Diretora da FFUL para a Investigação, identificou várias áreas de possível convergência entre a investigação desenvolvida na FFUL e a da TUCTM, reforçando o potencial da execução de projetos em parceria. Já Helena Margarida Ribeiro, Presidente do Conselho Pedagógico da FFUL, referiu a possibilidade de realização conjunta de programas de intercâmbio e de cursos pré e pós-graduados, aproveitando, em especial, as possibilidades oferecidas pela tecnologia para o ensino à distância.

A reunião terminou com uma visita guiada às instalações da FFUL, nomeadamente ao recente Centro do Medicamento e Saúde (CeMS), no decurso da qual a comitiva visitante teve oportunidade de conhecer as condições existentes para uma colaboração de sucesso.