Bruno Sepodes, Professor do Departamento de Ciências Farmacológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), foi distinguido, a 15 de janeiro de 2018, com o “Black Pearl Award” 2018 na categoria de “European Rare Disease Leadership”. Este galardão europeu, atribuído pela EURORDIS, reconhece o compromisso de Bruno Sepodes em envolver os pacientes nos debates e decisões relacionados com os medicamentos órfãos. A distinção salienta também o trabalho de excelência e contributos desenvolvidos pelo Docente da FFULisboa e Presidente do Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em prol dos avanços no âmbito das doenças raras.

A designação – “Black Pearl” – deste prémio internacional está associada ao facto de a formação natural de uma pérola negra ser extremamente rara e, por isso, considerada muito valiosa. Apesar de os avanços científicos serem crescentes, as doenças raras ainda proliferam em todo o mundo. Neste âmbito, todos os esforços e trabalhos que são feitos para melhorar vidas e encontrar curas para pessoas que vivem com uma doença rara são merecedores de reconhecimento e distinção. Sob este contexto, a EURORDIS não hesitou em premiar Bruno Sepodes.

A cerimónia de entrega do galardão vai decorrer em Bruxelas a 28 de fevereiro de 2018, data em que se assinala o Dia das Doenças Raras.

 

Notícia relacionada