A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) recebeu esta terça-feira um grupo de estudantes da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Jiangxi, no âmbito do curso de pós-graduação em Medicamentos à Base de Plantas, que decorre até ao final do 1.º semestre.
Presentes para receber os alunos estiveram Graça Soveral, Diretora da FFUL, Helena Margarida Ribeiro, Presidente do Conselho Pedagógico, Olga Silva, Docente e coordenadora do curso, João Pinto e Maryam Malmir, docentes da FFUL, Chun Ming Yan, do Centro Sino-Português de Medicina Chinesa, e Li Huang, Secretária da Embaixada da China em Portugal.
Esta é a segunda vez que recebemos alunos provenientes da China, desde que o programa de intercâmbio teve início, no ano passado.
Este curso extracurricular insere-se no projeto de cooperação educativa e científica com a universidade de Jiangxi, no qual foi inaugurado o “Laboratório Internacional China-Portugal em Medicamentos e outros Produtos de Saúde à Base de Plantas”, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o uso terapêutico de plantas medicinais, com especial enfoque na medicina tradicional chinesa. A formação inclui métodos de investigação, atividades laboratoriais e momentos de partilha intercultural, promovendo o contacto direto com a realidade académica portuguesa.
Este intercâmbio representa uma oportunidade para os estudantes chineses e portugueses desenvolverem competências científicas e culturais, reforçando o compromisso da FFUL com a formação de cidadãos globais e com a valorização da investigação em saúde.