“A Biblioteca da FF foi fundada em 1920, integrada na Escola Superior de Farmácia de Lisboa que em 1921 ascende a Faculdade de Farmácia. Situada no “Castelinho”, na Quinta da Torrinha, aí permanece até Dezembro de 1997. Em 19 Janeiro de 1998, há precisamente 20 anos, a Biblioteca passa para as atuais instalações, no Edifício Principal.

Este é um marco importante na história da Biblioteca que passa para um novo espaço, bastante aprazível, que permite a disponibilização do fundo documental em livre acesso. À semelhança do “Castelinho”, a Biblioteca, pelas suas características, torna-se o novo “ex-libris” da FF.

Aberta a todos os utilizadores, atualmente tem uma equipa constituída por 1 Bibliotecário Coordenador e 4 Técnicos Superiores. Conta ainda com 7 Bolseiros, em regime de part-time.

O fundo documental, composto essencialmente por bibliografia estrangeira, cobre as áreas das Ciências Farmacêuticas, Biologia, Química e Saúde Pública. Possui algumas coleções especiais, nomeadamente Farmacopeias, Simpósios, Indexes, Formulários e Enciclopédias, Livro Antigo e Material Museológico.

Ao longo destes 20 anos, a Biblioteca, que em 2014 passou a designar-se SBI – Serviços de Biblioteca e Informação, tem procurado acompanhar o desenvolvimento tecnológico e as novas exigências em termos de utilizadores e de conteúdos de informação. Foi a primeira biblioteca da anterior Universidade de Lisboa a disponibilizar um catálogo bibliográfico informatizado e online, bem como uma página web. Com a modernização dos serviços é hoje possível o registo online de utilizadores. Procura manter o fundo bibliográfico atualizado, através da aquisição e assinatura de publicações impressas e em suporte eletrónico (bases de dados, periódicos e e-books). Com a aposta clara nas questões do acesso aberto, da gestão da produção científica e da bibliometria, implementou algumas estratégias que resultaram no crescimento gradual da coleção da FF no Repositório.UL. Focada na importância da formação dos utilizadores no domínio dos recursos eletrónicos e no uso ético da informação, desenvolveu um projeto de formação conjunta com a Biblioteca da Faculdade de Medicina. Atenta ao progresso no domínio das ciências farmacêuticas, ao surgimento de novas áreas temáticas, às necessidades dos utilizadores e à atualização curricular, implementou um novo sistema de classificação baseado na NLM e na Biblioteca do Congresso. O tratamento e disponibilização ao público do livro antigo e do material museológico contribuiu para a valorização do património científico e técnico de Farmácia e do ensino farmacêutico em Portugal.

Atualmente, em conjunto com as restantes Bibliotecas da ULisboa, a Biblioteca da FF prepara a migração para um novo catálogo integrado, com novas dinâmicas de trabalho e novas funcionalidades para a Comunidade da ULisboa. Finalmente, a grande novidade neste início de 2018, a assinatura conjunta de recursos como a SCOPUS é já uma realidade.”

Biblioteca da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa