Beatriz Lima, Professora Catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), integra a comissão instaladora da plataforma portuguesa cujo principal objetivo é, de acordo com a docente da FFULisboa, “criar uma comunidade de pessoas informadas relativamente à sua potencial [intervenção] na investigação ligada ao desenvolvimento de medicamentos”, sejam doentes, associações de doentes ou profissionais. Esta iniciativa faz parte de um projeto internacional da Academia Europeia de Doentes sobre Inovação Terapêutica (EUPATI) que irá informar os doentes sobre a investigação de medicamentos, incluindo os ensaios clínicos, e chamá-los a participar no desenvolvimento de novos tratamentos. O EUPATI é um consórcio europeu formado e financiado pela Iniciativa de Medicamentos Inovadores (IMI) e tem adquirido uma elevada reputação no âmbito das ações formativas que tem produzido. Apesar de não ter sido incluído no Consórcio inicial, a ULisboa, através da Faculdade de Farmácia adquire agora a possibilidade de participar nesta ação.

Até ao final de 2016 está prevista a criação de 19 plataformas, sendo Portugal uma delas. Neste âmbito, a EUPATI pretende angariar parceiros entre unidades de investigação, indústria, academias e associações de doentes, realizar workshops e uma conferência de lançamento em dezembro (este último evento ainda sujeito a confirmação). No que diz respeito aos ensaios clínicos, esta iniciativa poderá contribuir para que o “sentimento de receio que, muitas vezes, é gerado por acontecimentos pontuais, seja substituído por um conhecimento ou uma consciencialização informada sobre o papel e potenciais consequências, positivas ou negativas”, explica a Professora Beatriz Lima. Um doente que entra num processo de experimentação, “espera retirar algum benefício e tem de avançar tendo a noção de que tem benefícios e poderá vir a correr alguns riscos”, salienta a Professora da FFULisboa.

Para além da Professora Beatriz Lima da FFULisboa, a comissão instaladora da plataforma portuguesa é constituída por Dra. Elsa Mateus (Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas), Dra. Inês Alves (ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas), Professor Bruno Gago (Universidade de Aveiro), Dra. Helena Beaumont (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – Infarmed), Dra. Cristina Lopes e Dr. José Antunes (Associação da Indústria Farmacêutica Portuguesa – APIFARMA).