A escritura de constituição da Associação EUPATI Portugal, associação sem fins lucrativos, foi realizada a 3 de abril de 2017. Na ocasião esteve presente a Professora Matilde Castro, Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa – FFULisboa.

A EUPATI Portugal é uma Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI) que reúne três parceiros em saúde: Pacientes, Academia e Indústria Farmacêutica. A Associação visa disponibilizar ao público conhecimento objetivo, credível, correto e atualizado acerca dos processos de I&D de medicamentos, contribuir para a literacia em investigação clínica, gerando competências periciais entre pacientes e público e facilitar o envolvimento dos pacientes na I&D como parceiros, com a academia, autoridades, indústria e nas comissões de ética.

O financiamento é assegurado pela Iniciativa de Medicamentos Inovadores (IMI), estando a Associação a cargo de uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte Professora Beatriz Lima (FFULisboa), Dra. Elsa Mateus (Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas), Dra. Inês Alves (ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas), Professor Bruno Gago (Universidade de Aveiro), Dra. Helena Beaumont (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – Infarmed), Dra. Cristina Lopes e Dr. José Antunes (Associação da Indústria Farmacêutica Portuguesa – APIFARMA).