Adelaide Fernandes, Professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Investigadora no Grupo Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa apresentou na Alemanha, a 11 de outubro de 2018, os resultados de um estudo que tem vindo a desenvolver no âmbito da Esclerose Múltipla. A comunicação A-0950-0020-02383, em formato de poster, referente ao estudo (“Targeting S100B reduces demyelination-associated pathogenesis in ex vivo and in vivo models mimicking Multiple Sclerosis”) da proteína S100B, que parece estar envolvida no processo inflamatório e de desmielinização associados à Esclerose Múltipla, foi apresentada no 34.º congresso do “European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis” (ECTRIMS).

A equipa da investigação liderada pela Docente da FFULisboa detetou a S100B no líquido cefalorraquidiano (LCR) de doentes com esclerose múltipla e decidiu investigar a mecanística subjacente ao seu papel nesta patologia. “Para tal, foram utilizados dois modelos. Primeiro, foi induzida a desmielinização num modelo ex vivo de corte de cérebro que foi posteriormente tratado com um inibidor da S100B. Neste modelo, observou-se uma recuperação da mielinização, um aumento da oligodendrogénese e uma diminuição da inflamação.” Os resultados alcançados indicam que a inibição da molécula S100B pode reduzir a desmielinização e ajudar na recuperação da doença. Com base nestes dados, Adelaide Fernandes espera que estudos futuros permitam a validação do targeting da proteína S100B como uma possível estratégia terapêutica para a Esclerose Múltipla.