Adelaide Fernandes, Professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Investigadora do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa, foi distinguida, a 26 de outubro de 2017, com o Grant for Multiple Scleroris Innovation Award (GMSI). Este prémio internacional de inovação, atribuído pela Merck KGaA, visa apoiar projetos de investigação translacional que ajudem a melhorar a compreensão da esclerose múltipla para o benefício final dos pacientes.

O projeto “Targeting multiple sclerosis immune- and psycho-pathophysiology by modulation of neuroinflammation” liderado pela docente da FFULisboa foi premiado com 60 mil euros e visa encontrar uma nova estratégia terapêutica que diminua não só a incapacidade física dos doentes com esclerose múltipla, como também alivie os sintomas psiquiátricos associados. O estudo será desenvolvido em estreita colaboração com o clínico João Cerqueira (Diretor Clínico da Clínica de Esclerose Múltipla no Hospital de Braga, Pesquisador da ICVS / 3B’s , Universidade do Minho, e presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla, GEEM).

A partir de uma abordagem holística, e considerando os dados do modelo de paciente e animal de Esclerose Múltipla, Adelaide Fernandes espera poder esclarecer como a presença de neuroinflamação pode estar envolvida no surgimento dos sintomas psicopatológicos em pacientes com esclerose múltipla e se podemos prevenir visando moléculas inflamatórias específicas. O objetivo final é traduzir os resultados do projeto em benefício de pacientes usando um medicamento personalizado para reduzir o dano do sistema nervoso central relacionado com esclerose múltipla e comorbidade psiquiátrica.

A cerimónia de entrega do galardão realizou-se, em Paris, a 26 de outubro de 2017 durante o Congresso Anual do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS).