A 1.ª edição do Curso Pós-Graduado de Atualização de Ciências em Animais de Laboratório – Categoria B foi um sucesso. A formação, organizada pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL), reuniu um elevado número de alunos provenientes de diversas áreas (Medicina, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária, Bioquímica, Química, entre outras).

O programa do curso integrou uma componente teórica (online – janeiro a junho de 2018) e uma vertente prática que decorreu, no Biotério da FFULisboa no campus do Lumiar, de 10 a 14 de setembro de 2018, tendo sido concretizada com o patrocínio de algumas empresas, tais como a Ultragene e a Laborspirit.

A equipa de formadores foi constituída por Catarina Reis (FFULisboa), Manuela Gaspar (FFULisboa), João Rocha (FFULisboa), Sandra Simões (FFULisboa), Manuela Colla (FFULisboa), Isabel Vitória Figueiredo (SPCAL, FFUC), Ricardo Afonso (SPCAL, FCM-UNL), Lucília Diogo (SPCAL), Eduardo Costa (FFUC) e Rute Duarte (FFUC). O curso teve ainda o apoio técnico de Raquel Patrício, Madga Ferreira, Jacinta Pinho, Ana Luísa Mota e Carla Eleutério.

Para a organização do curso – Catarina Reis, Docente da FFULisboa e Manuela Gaspar, Investigadora da FFULisboa – esta formação “surge precisamente no ano em que foi assinado o Acordo de Transparência para a Experimentação Animal em Portugal, visando congregar todas as Instituições de Ensino e Investigação Portuguesas que utilizam animais de laboratório, melhorando a comunicação com o público em geral acerca da utilização de animais de laboratório para fins científicos, tornando-a mais transparente e cientificamente assertiva.”

Dado o sucesso da formação a organização prevê a realização de uma 2.ª edição em 2019.