Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Oncobiologia e Biologia das Células Estaminais

Objetivos

O desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas é altamente influenciado pelo conhecimento básico e translacional em oncobiologia e biologia do desenvolvimento. A presente unidade curricular dotará os alunos com a capacidade de entender os mecanismos de origem das diferentes células e tecidos durante o desenvolvimento, bem como os processos envolvidos na tumorigénese, progressão tumoral e que influenciam a resposta à terapêutica. No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de compreender os conceitos modernos e as definições básicas em oncobiologia e biologia do desenvolvimento, ser capaz de aplicar metodologias experimentais para o estudo destes processos, e estar familiarizado com a investigação recente na àrea, desde a manutenção e diferenciação de células estaminais à regulação por RNAs não codificantes no cancro e no desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

Ensino Teórico
Proliferação e morte, especificação e determinação do destino e migração celular, são mecanismos chave subjacentes ao desenvolvimento de cancro, à sua progressão e resposta à terapêutica. A convergência da Genómica, Proteómica, RNAómica e Bioinformática, com a investigação translacional de ponta, começam a permitir entender como células tumorais conseguem escapar das vias regulatórias, ou como células estaminais podem ser utilizadas em terapêutica. Com base em investigação activa nestas áreas, esta UC cobrirá aspectos funcionais de oncogenes, genes supressores de tumores, genes apoptóticos, microRNAs e outras moléculas, a sua expressão e função no cancro, e a sua modulação terapêutica. Em paralelo, os mecanismos moleculares que regulam o desenvolvimento serão também estudados, desde as vias na génese dos diferentes tecidos e orgãos durante o desenvolvimento, à sua desregulação na doença. Por fim, será dada atenção a áreas emergentes de desenvolvimento de fámacos e biologia de sistemas.

Ensino Prático
Nas aulas práticas têm como objectivo proporcionar ao aluno a discussão crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos, com recurso a seminários, o que lhe permitirá enquadrar o conhecimento adquirido nas suas mais diversas aplicações.

Ensino Laboratorial
A componente laboratorial inclui a realização de experiências e técnicas no âmbito do conteúdo programático, incluindo ensaios em células vivas, microscopia e técnicas de ponta em bioquímica e biologia molecular, incluindo xCELLigence e RT-PCR em tempo real.