Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Metodologias de Análises de Dados

Objetivos

Pretende-se que os alunos consolidem os métodos estatísticos que constituem técnicas úteis no apoio à investigação, nas áreas da Bioestatística. Dar-se-á relevo à resolução de problemas práticos, e será utilizado software estatístico (SPSS e folha de cálculo Excel) para ilustrar a aplicação adequada dos métodos estatísticos estudados, devendo os alunos ser capazes de interpretar os outputs obtidos e apresentar de uma forma clara os principais resultados das várias análises elaboradas.

Conteúdos Programáticos

Ensino Teórico
1- Variáveis aleatórias e modelos de Probabilidade.
2- Análise Preliminar de Dados estatísticos.
3- Inferência estatística paramétrica.
4- Análise de Variância e Planeamento de Experiências.
5- Métodos não paramétricos.
6- Análise de Regressão.
7- Controlo estatístico de qualidade. Amostragem de aceitação.
8- Tópicos especiais: Amostragem, Análise de dados multivariados.

Ensino Prático
Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios e aulas práticas em laboratório de computadores, onde os alunos usam algumas facilidades dos pacotes estatísticos Excel e SPSS.

Ensino Laboratorial

Maria Isabel Calisto Frade Barão*