Quase na reta final da semana Verão na ULisboa 2018 os participantes continuaram entusiasmados com as atividades nos laboratórios da FFULisboa. Durante a manhã analisaram medicamentos, ou melhor, determinaram o teor em ácido acetilsalicílico no preparado farmacêutico Aspirina® 500 mg. Nesta atividade foram acompanhados pelas Professoras Judite Costa e Fátima Cabral. Em simultâneo a outra metade da turma esteve a sintetizar um fármaco, efetuando a caracterização física e o controlo de pureza resultantes da síntese e cristalização do paracetamol. A supervisão da atividade esteve a cargo das Professoras Ana Paula Gameiro e Margarida Madureira.

Na parte da tarde foram todos aprender a preparar cápsulas de paracetamol: enchimento de cápsulas duras, uma suspensão oral de Trimetropim a 1% (m/V) e um gel de cafeína para aplicação tópica. Nestas atividades os dois grupos foram orientados pelos Professores Paulo Salústio, Catarina Reis e Helena Margarida Ribeiro.

O dia terminou ao ar livre com a realização de atividades desportivas no Estádio Universitário de Lisboa, seguidas de jantar, na companhia dos participantes do Verão na ULisboa 2018 de outras Escolas da ULisboa.

Mais fotos disponíveis no facebook da FFULisboa.