IV Symposium da Rede Glial Portuguesa – Evento Satélite do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurociências

Organização
Dora Brites no âmbito do grupo “Neuron Glia Biology in Health and Disease” do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Rede Glial Portuguesa

Este evento pretende dar a conhecer a utilização da conversão de células somáticas em células neurais por transdiferenciação e reprogramação, de forma a serem usadas para modelar doenças do sistema nervoso central (SNC). Serão também abordados aspetos relacionados com os papéis específicos dos diferentes tipos de células gliais, sua diversidade regional e contribuição para o início da doença e sua progressão. Especial atenção será dada ao modo como as células gliais e os neurónios se organizam e estabelecem interação célula-a-célula de forma a manter a homeostasia do SNC. O Simpósio promoverá a interação científica e facilitará aos alunos e investigadores a oportunidade de interagir, compartilhar e discutir os resultados da sua própria investigação, recebendo o feedback de cientistas líderes na área das Neurociências.

programa inclui a participação de oradores internacionais e nacionais de reconhecimento científico indiscutível na área das doenças neurodegenerativas.

De 1 de fevereiro a 10 de maio de 2019

Submissão de resumos