A Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2016, uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Ciência e Tecnológica que visa proporcionar oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Esta participação está a cargo do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa que promove a atividade “Como se desenvolve um medicamento?” no dia 22 de novembro. Esta ação insere-se na categoria de Portas abertas/Visitas a laboratórios, destinando-se a jovens do ensino básico/secundário e outros públicos.

“Quando se compreendem as alterações moleculares e genéticas que ocorrem nas nossas células, é possível identificar alvos para os quais se desenvolvem, no laboratório, novos compostos que podem prevenir ou tratar essas alterações. Nesta visita, iremos mostrar como se parte do funcionamento da célula viva para chegar ao medicamento que pode salvar muitas vidas.”

Os programas disponíveis poderão envolver a visita a laboratórios e contacto com os investigadores:
– O nosso Cérebro: fragilidades no início e no fim da vida
– Interacções químicas e biológicas: dos tóxicos às substâncias bioactivas
– Contribuição da química medicinal para o desenvolvimento de compostos com actividade biológica
– Nanomedicina – ficção ou realidade? (esta atividade terá lugar no Pólo do Lumiar)

Participação gratuita mediante inscrição prévia.

Inscrições e informações: imed.ulisboa@ff.ulisboa.pt