Organização
Dra. Elsa Frazão Mateus (Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas), Dra. Inês Alves (ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas), Professora Beatriz Silva Lima (FFULisboa), Professor Bruno Gago (Universidade de Aveiro), Dra. Cristina Lopes e Dr. José Antunes (Associação da Indústria Farmacêutica Portuguesa – APIFARMA)

Objetivo
Assinalar o lançamento e a constituição da associação EUPATI Portugal, como Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI).

“A European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI) é um projeto financiado pelo IMI, liderado por associações de pacientes num consórcio de 30 membros, lançado em 2012, por um período de 5 anos. O objetivo maior é educar os pacientes e o público em geral sobre os processos de investigação e desenvolvimento (I&D) de medicamentos.
A EUPATI estabeleceu Plataformas Nacionais em 12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Suíça e Reino Unido. Adicionalmente, estão a ser preparadas plataformas nacionais na Dinamarca, Eslováquia, Grécia, Hungria, Roménia e também em Portugal.

Estas Plataformas Nacionais juntam três parceiros em saúde: Pacientes, Academia e Indústria Farmacêutica. A adesão é aberta a todos e pode incluir representantes das autoridades nacionais, decisores políticos, profissionais de saúde, jornalistas da área da saúde e outros intervenientes. São objetivos dessas plataformas disponibilizar ao público conhecimento objetivo, credível, correto e atualizado acerca dos processos de I&D de medicamentos, contribuir para a literacia em investigação clínica, gerando competências periciais entre pacientes e público e facilitar o envolvimento dos pacientes na I&D como parceiros, com a academia, autoridades, indústria e nas comissões de ética.”

Programa provisório

Entrada livre, mediante inscrição prévia até 23 de novembro.