Metodologias e Técnicas de Investigação Científica (2024)

Objetivo

Permitir a integração de recém-graduados em atividades de investigação e inovação em unidades de I&D da FFUL. Potenciar a atração de futuros estudantes de doutoramento permitindo a sua imersão no ambiente de investigação de uma unidade de I&D da FFUL, integrando equipas que desenvolvem trabalho de investigação científica inovadora, nomeadamente através de projetos financiados pela FCT.

Coordenação:

Rui Ferreira Alves Moreira, Professor Catedrático. FFUL

Madalena Maria Vilela Pimentel, Professora Catedrática, FFUL

Pedro Miguel Pimenta Góis, Professor Associado c/ Agregação, FFUL

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Ciências Farmacêuticas e áreas afins cuja formação seja considerada adequada pela Comissão Científica do curso.

Estrutura e Programa

Desenvolvimento do plano de trabalhos de investigação realizado numa unidade de I&D da FFUL sob a orientação de professor ou investigador doutorado, no contexto da UC “Métodos e Técnicas de Investigação”. A formação base pode sempre ser complementada com uma componente opcional de formação em competências transversais e/ou em unidades curriculares isoladas do curso de doutoramento em Farmácia da FFUL.

Horário: Flexível e adequado ao trabalho de investigação a desenvolver.

Número de ECTS: O número de créditos de formação obrigatória é de 3 ECTS por trimestre.

Metodologias de Ensino e Avaliação: Inserção do estudante no ambiente de investigação de uma unidade de I&D da FFUL, integrando equipas que desenvolvem trabalho de investigação científica inovadora.

Aprendizagem e as competências a adquirir pelo estudante: A aprendizagem é baseada numa componente fundamental de trabalho de investigação e orientado por professor ou investigador doutorado da FFUL ou contratado no âmbito de projetos de I&D, e deverá permitir a aquisição de competências em metodologias e técnicas de investigação.

Metodologia de avaliação: A avaliação terá por base um Relatório escrito com o trabalho de investigação desenvolvido e Parecer de Orientação; a aprovação será expressa aprovação será expressa na forma de Aprovado ou Reprovado.

Critérios de seleção e de seriação: A seleção dos candidatos é feita através da avaliação do Certificado de Habilitação e do Parecer do Responsável da FFUL pelo projeto de investigação a desenvolver pelo candidato.

Local do Curso: Unidades de I&D da FFUL

Habilitação de Acesso e Propina

Condições de Acesso: Ser titular do grau de Licenciado ou Mestre e não ter frequentado anteriormente o mesmo curso por período de 1 ano.

Critérios de Seleção e de Seriação: A seleção e avaliação dos candidatos é feita através da avaliação do Curriculum Vitae do candidato e Parecer do Responsável da FFUL pelo projeto de investigação a desenvolver. A candidatura está sujeita à validação e aceitação da Coordenação de Curso.

Documentos a anexar à candidatura: Certificado de Habilitações, Curriculum Vitae (CV) e Parecer do Responsável da FFUL pelo projeto de investigação a desenvolver.

Candidaturas e Inscrição no Curso: até 31 de dezembro 2024

Valor de Propina: 120 € por trimestre, renovável até ao máximo de 1 ano.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Na Plataforma FenixEdu:

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2023/2024”, selecionar o curso “Metodologias e Técnicas de Investigação Científica”.
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: cncg@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.