Doutoramento em Farmácia

Seminário de Metodologia de Investigação II

Objetivos

O objetivo do Seminário de Metodologia de Investigação II é proporcionar ao estudante competências, aptidões e conhecimento aprofundados no âmbito do tema da tese de doutoramento, através da realização de pesquisa bibliográfica avançada e de elaboração de um plano de tese de doutoramento. Centra-se na estruturação e discussão de um plano de tese de investigação interdisciplinar e translacional na vertente da descoberta de alvos terapêuticos e mecanismos, design de fármacos, desenvolvimento pré-clínico ou segurança dos medicamentos, preenchendo a lacuna da translação entre a descoberta e a utilização de produtos e serviços inovadores de diagnóstico e terapêutica. Inclui, ainda, a preparação e apresentação de um seminário sobre o tema da tese, com referência ao estado da arte na área científica em causa.

Conteúdos programáticos

O Doutoramento em Farmácia promove a formação científica especializada, a conceção e o desenvolvimento de investigação original e criativa, a análise crítica de ideias novas e complexas, a valorização das capacidades de comunicação individuais com pares e com a sociedade, bem como a promoção do progresso tecnológico, social e cultural na sociedade do conhecimento. Nesta unidade curricular, o tema do seminário deve estar relacionado com o respetivo plano de tese de doutoramento, propiciando em conjunto com a discussão do plano de tese uma visão completa e global do estado da arte e das metodologias experimentais necessárias à resolução de uma questão original e relevante.