Diário de bordo – Verão na ULisboa 2025 “Explorar as Ciências Farmacêuticas: Uma Semana de Descobertas”

O programa Verão na ULisboa 2025 começou na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) com uma breve sessão de boas-vindas por Maria João Silva (Docente e coordenadora do programa na FFUL), que apresentou também a diversidade de saídas profissionais. Seguiu-se Miguel Gamito, que na qualidade de Presidente, apresentou as várias vertentes de ação da AEFFUL; a sessão terminou com a divulgação da Universidade de Lisboa, por Ana Sofia Figueiredo (Monitor central).

Ainda durante a manhã o grupo foi dividido em duas turmas:

– Um dos grupos iniciou a sua aprendizagem no âmbito da Química Orgânica (“Vamos sintetizar fármacos”) em que sob orientação de Ana Paula Francisco e colaboração de Ana Margarida Madureira e Nuno Xavier sintetizaram paracetamol e purificaram-no por recristalização.

– O outro grupo aproveitou a manhã para fazer uma breve visita à Faculdade o que permitiu, simultaneamente, um convívio descontraído entre os participantes e um melhor conhecimento mútuo.

Após o almoço na Cantina da Universidade de Lisboa, os grupos e as respetivas atividades inverteram-se tendo a tarde prosseguido como programado.

Na manhã do segundo dia do Verão na ULisboa 2025, os participantes foram novamente divididos em 2 turmas. Orientados por Isabel B. Moreira da Silva e com a colaboração de Elisa Micaelo Alves, iniciaram a atividade “Vamos Descobrir as Células”, dedicada às células do sangue periférico humano.

Nessa manhã começou, também, outro domínio das Ciências Farmacêuticas, a “Análise de medicamentos”, através da determinação do teor de ácido acetilsalicílico num comprimido de Aspirina por titulação volumétrica ácido-base com utilização de um indicador, sob a orientação de Luísa Mateus.

Durante a tarde os alunos participaram, ainda, numa atividade dinamizada pela Associação dos Estudantes (AEFFUL), ficando a conhecer a sua estrutura e as atividades que esta habitualmente organiza.

No 3º dia do Verão na ULisboa 2025 o grupo voltou a ser dividido em duas turmas, tendo, durante a manhã, continuado com atividades relativas a “Vamos descobrir células” e “Vamos analisar medicamentos”. Assim, sob orientação de Ana Rita Conde, observaram células humanas e sob orientação de, Lídia Pinheiro e António Alfaia dosearam o carbonato de lítio num comprimido e a sacarose em xaropes de uso pediátrico.

De tarde, divididos novamente em dois grupos, e inserido na atividade “Vamos preparar medicamentos e cosméticos” prepararam o xarope de Trimetroprim, sob orientação de Catarina Reis e  ficaram, também, a conhecer os equipamentos, o seu modo de utilização e diretrizes relacionados com o tema “Segurança no laboratório de virologia”,  sob orientação de Quirina Costa.

Na manhã do 4º dia os participantes extraíram compostos da família cianidina através de fervura da couve roxa, inserida na atividade “Vamos descobrir corantes naturais” sob orientação de João Rafael Vale com colaboração Rafael Gomes.

A outra atividade que decorreu durante a manhã, incluiu a preparação e observação de cortes histológicos de diferentes órgãos, no âmbito da atividade “Vamos descobrir as células” sob orientação de Adelaide Fernandes e Rui Silva e colaboração de Andreia Barateiro.

Após o intervalo para almoço, descontraíram através de atividades lúdicas com os três Monitores (Ana Figueiredo, Catarina Coxo e Gabriel Rodrigues), sendo que mais tarde todos se deslocaram para o Estádio Universitário onde participaram em várias atividades desportivas e, posteriormente, para a Cantina da ULisboa onde jantaram. Foi uma tarde repleta de diferentes atividades em que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com os participantes do Verão na ULisboa 2025 de todas as outras Escolas da Universidade.

Neste último dia, mais uma vez os participantes foram divididos em 2 grupos, tendo executado “Ensaios de solubilidade e preparação de complexos com betaciclodextrina”, no âmbito da atividade,” Vamos preparar medicamentos e cosméticos”, sob orientação de Helena Marques.  

Também inserido no âmbito da atividade anterior, e sob orientação de Helena Margarida Ribeiro, procederam à “Preparação e controlo de um gel de cafeína para aplicação tópica” e outros produtos cosméticos.

Durante a tarde decorreu a sessão de encerramento, tendo os alunos recebido o seu certificado de participação na presença de pais e familiares, dos monitores, de alguns docentes e seus colaboradores e da coordenadora do Programa na FFUL.

A alegria, companheirismo e tantas outras emoções demonstradas, foram reveladoras do bem que se sentiram e do importante que foi esta semana de “experiências” na FFUL.

Um grande Bem-haja por todas as vivências partilhadas e…

Até para o Ano!

Partilhar