Fragment Based Drug Design Strategies

Objetivo

O curso visa proporcionar aos estudantes de doutoramento e investigadores pós-doutorados conhecimentos em desenho de fármacos com base em fragmentos, incluindo metodologias e estratégias utilizadas que possam ser utilizadas nos seus projetos de investigação. O curso tem como objetivo a transmissão de conhecimentos teóricos e laboratoriais em domínios experimentais e de modelação in sílico.

Coordenadores:

Professor Tiago Correia de Oliveira Rodrigues

Estudantes de doutoramento e/ou investigadores pós-doutorados.

Estrutura

O presente curso decorrerá entre 1 de julho de 2024 e 05 de julho de 2024 e possui um total de 22,5h de formação.

Número de ECTS: 6 ECTS

As horas de formação estão distribuídas do seguinte modo:

• Horas teóricas: 11h
  • Horas práticas: 0
  • Horas laboratoriais: 8h
  • Horas Orientação Tutorial: 3h

O curso decorrerá  entre as 09:00h e as 17:30h.

Regime de estudo: Ensino Presencial.

Local do Curso: FFUL

Programa e Avaliação

(clicar)

***

Metodologia de Ensino:  Existirão 11 aulas teóricas, lecionadas por docentes da FFUL e convidados e 8 horas tutoriais onde os estudantes poderão executar métodos biofísicos e de modelação molecular. O curso segue uma metodologia “top down”, começando no primeiro dia com exemplos de fármacos aprovados desenvolvidos com base em fragmentos e sua discussão. O curso implementará metodologias de aprendizagem ativa, com discussão de casos práticos e “team-based learning” na preparação de discussão de projetos propostos.

As competências adquiridas serão:

•  Conhecimento teórico e prático de vários métodos biofísicos relevantes no desenvolvimento de fármacos baseado em fragmentos;
  •  Conhecimento de estratégias de química medicinal relevantes para o desenho de fármacos;
  •  Desenvolvimento de sentido crítico;
  • Desenvolvimento de escrita científica;
  • Desenvolvimento de comunicação oral de ciência.

O curso terá duas componentes de avaliação:

1) apresentação oral e discussão de uma proposta de projeto de investigação (grupos de 2–3) no último dia do curso (50% nota));

2) projeto escrito (grupos de 2–3), sobre a mesma proposta, com um máximo de 10000 caracteres a entregar até 10 dias após o curso (50% nota).

Candidaturas e Inscrição:

De 27 de maio de 2024 a 24 de junho de 2024

Data de Início e Conclusão do Curso: 01 de julho de 2024 a 05 de julho de 2024

Habilitações de Acesso:

mínimo Mestrado.

Critérios de seleção e de seriação:

Preenchimento de vagas por ordem de inscrição.

• Número mínimo de formandos para funcionamento: 10

Valor da Inscrição:

• 150€ para inscrições de estudantes em geral.

Nota: doutorandos da FFUL que desejem realizar o curso como parte da sua componente curricular obrigatória de 1.º ano estão isentos do pagamento do valor de Inscrição.

Seguro Escolar: 2.10€

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para posgraduados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Aceder à Plataforma FenixEdu.

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Curso de Formação Avançada –  Fragment Based Drug Design Strategies”,
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: doutoramentos@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros