Estudantes estrangeiros (Incoming)

Helena Maria Cabral Marques“Estou muito feliz por receber os estudantes que escolheram a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) como destino de mobilidade. A oportunidade de realizar uma parte dos estudos num país com cultura e sistema de ensino diferentes é sempre uma experiência marcante. Espero que a estadia na FFULisboa corresponda às suas expetativas e que possa conciliar os estudos com a intensa vida ativa de Lisboa.
Lisboa é uma cidade vibrante, cosmopolita e criativa que consegue combinar, com êxito, o histórico com o moderno, o tradicional com a vanguarda. É uma cidade com paisagens surpreendentes, tesouros culturais e cenários aprazíveis para passeio, desporto e convívio ao ar livre.

Lisboa tem uma população cosmopolita, sendo acolhedora para todos os visitantes e aberta a minorias e estilos de vida alternativos. A capital portuguesa é também conhecida por integrar diversas comunidades de imigrantes, possibilitando-lhes o acesso à educação, ciência e cultura.

Desejo que vivencie muitas experiências científicas e culturais e que tenha uma estadia agradável connosco.”

Helena Maria Cabral Marques, Coordenadora Erasmus da FFULisboa

Candidatura

Os estudantes incoming devem candidatar-se ao Programa Erasmus+ diretamente na instituição de origem. É a instituição de origem que define prazos, requisitos de candidatura, sendo igualmente responsável pela seleção dos estudantes.

O que fazer:

1. Verificar se a instituição de origem tem um acordo interinstitucional válido com a FFULisboa para a respetiva área de estudo e para ano letivo em que pretende realizar a mobilidade.
  2. Verificar se o plano de estudos do curso da FFULisboa é similar ao que está a estudar na instituição de origem.
  3. Efetuar os procedimentos de candidatura fixados pela instituição de origem.
  4. Confirmar junto da instituição de origem a respetiva nomeação/seleção para a realização de um período de estudos na FFULisboa com plano de estudos devidamente aprovado.
  5. Contactar o Gabinete Erasmus da FFULisboa para confirmar que pode realizar o plano de estudos pretendido.
  6. Submeter candidatura na FFULisboa

Prazos de candidatura:

Ano letivo e/ou 1.º Semestre: até final de junho

2.º Semestre: até final de novembro

Antes de viajar

Antes de viajar para Lisboa, por favor não se esqueça de reunir:

1. Documento de Identificação.
  2. Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Curso de Português

Na FFULisboa as aulas de todos os cursos são lecionadas em Português. Neste sentido, é recomendável que os estudantes incoming frequentem um curso de português antes de iniciarem o período de estudos na FFULisboa.

O CLi-FLUL, em colaboração com a Universidade de Lisboa (ULisboa), disponibiliza a todos os estudantes que irão participar no programa Erasmus a oportunidade de aprenderem uma língua estrangeira.

Estes cursos decorrem na Faculdade de Letras, estando a coordenação pedagógica a cargo do Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).

Chegada à FFULisboa

Aquando da chegada a Lisboa, os estudantes incoming devem dirigir-se aos Serviços Académicos da FFULisboa para regularizar o pagamento do seguro escolar

Welcome Day

A ULisboa costuma organizar uma sessão de boas-vindas a todos os novos estudantes internacionais inscritos em Escolas da Universidade, ou que nela se encontram a frequentar um período de mobilidade. O evento visa não só dar a conhecer um pouco da cultura portuguesa e da vida académica, mas também apresentar a ULisboa no seu todo e divulgar os vários serviços e estruturas que disponibiliza a toda a comunidade.

Alojamento

Recomendamos sempre que os estudantes cheguem com alguns dias de antecedência, de modo que possam procurar um quarto ou apartamento presencialmente.

Alguns contactos para alojamento:

A Faculdade de Farmácia não tem acordos com estas entidades e não se responsabiliza pelas suas condições e normas.

Outras Informações Úteis

Final da Mobilidade

Uma semana antes de terminar o período de mobilidade na FFULisboa, os estudantes incoming devem dirigir-se aos Serviços Académicos da FFULisboa para assinar o Certificate of Attendance.

Testemunhos