Épocas de Avaliação

A metodologia de avaliação de cada unidade curricular constante no curso de Mestardo Integrado deve atender à natureza do conteúdo científico, das competências a desenvolver e das modalidades ensino/aprendizagem utilizadas.

As regras de avaliação das unidades curriculares estão disponíveis nos conteúdos programáticos apresentados no início do ano letivo, aprovados pelo Conselho Pedagógico.

As avaliações são feitas em duas épocas, Normal e Recurso, de acordo com o calendário aprovado para cada curso. Caso o aluno reprove à Época Normal ou não compareça no momento de avaliação, será automaticamente inscrito na Época de Recurso.

Os estudantes com aproveitamento numa unidade curricular podem utilizar as duas épocas seguintes de avaliação (Normal e/ou Recurso) para Melhoria de Nota e esta só pode ser realizada uma única vez no percurso escolar do aluno.

A inscrição em melhoria é efetuada até três dias úteis antes da data da avaliação, no Portal FenixEdu.

Após autenticação, aceder ao separado “Aluno” e, em “Inscrever”, clicar em “Avaliações/Exames”.

Esta inscrição pode ser anulada até dois dias úteis (até às 16h00) antes da realização do exame. Para o efeito, os estudantes deverão entrar em contacto com os Serviços Académicos, através do email academicos@ff.ulisboa.pt.

A inscrição em Melhoria tem um custo de 15€ por unidade curricular.

Época Especial (Limitativas de Estágio) – Fevereiro

Inscrições: Consultar o Mapa de Prazos Académicos.

Os alunos deverão inscrever-se, obrigatoriamente, dentro do prazo indicado, via email para academicos@ff.ulisboa.pt

Destinatários:

  • Estudantes a quem falte, no máximo, duas unidades curriculares limitativas de estágio para a conclusão da componente curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas – art.º 33º, c), iii) do Regulamento do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

UCs Limitativas de Estágio:

  • Farmacocinética e Biogalénica
  • Deontologia e Legislação Farmacêutica
  • Laboratório de Farmácia
  • Farmácia Prática
  • Farmacoterapia I
  • Farmacoterapia II
  • Saúde Pública

Não são aceites inscrições para melhoria de nota.

Época Especial – Julho

Inscrições: Consultar o Mapa de Prazos Académicos.

Os alunos deverão inscrever-se, obrigatoriamente, dentro do prazo indicado, através do Portal FenixEdu.

Após autenticação, aceder ao separado “Aluno” e, em “Inscrever”, clicar em “Avaliações/Exames”.

A época especial é destinada unicamente a:

  • Estudantes a quem falte três unidades curriculares para a conclusão da componente curricular do MICF.
  • Estudantes que detenham um Estatuto Especial, até um limite de três unidades curriculares.

Não são aceites inscrições para melhoria de nota.

No dia da avaliação, os alunos devem recolher a assinatura do docente responsável e submeter a Declaração de Presença no Portal Fenix de forma ser assinada com Chave Móvel Digital e devolvida aos alunos pela mesma via.

Para tal, deverão seguir os seguintes passos: Pessoal » Serviços » Requerimentos » Criar » Tipo de requerimento: Declaração de Presença » Curso: MICF » Criar

O estudante pode solicitar, nos 4 dias úteis após a divulgação das classificações, a reapreciação da prova mediante requerimento ao Conselho Pedagógico e pagamento do respetivo valor emolumentar (20€).

O pedido só pode ser efetuado após a consulta da prova.

A reapreciação será efetuada pelos docentes responsáveis das UCs, devendo estes pronunciar -se num prazo máximo de 5 dias úteis, a contar da data de receção da notificação enviada pelo Conselho Pedagógico, fundamentando a classificação atribuída num relatório.

A reapreciação da prova poderá implicar subida, manutenção ou descida da classificação anteriormente obtida pelo estudante nessa mesma prova

  1. Acesso ao Portal Fenix: Após autenticação no Portal Fénix, o estudante deve aceder ao separador “Pessoal” e em “Serviços”, clicar em “Requerimentos”, e depois em “Criar” para submeter o pedido.
  2. Submissão do Pedido: Preencha o formulário com os dados solicitados e submeta o pedido.
  3. Análise pelos Serviços Académicos: O seu pedido será analisado e validado pelos Serviços Académicos.
  4. Despacho do Conselho Pedagógico: O Conselho Pedagógico dará o parecer sobre o seu pedido.
  5. Reembolso da Taxa: Se houver um aumento da classificação, o processo será automaticamente encaminhado para a Tesouraria e o valor da taxa de revisão será reembolsado.
Partilhar