A sustentabilidade ambiental tem vindo a posicionar-se como uma prioridade estratégica da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Farmácia (FFUL). Estamos empenhados em participar ativamente nas ações que têm ocorrido na sociedade em geral, e na cidade de Lisboa em particular, no sentido de implementar eficiência na gestão dos recursos e na sustentabilidade do espaço urbano da Cidade Universitária, em que se insere a faculdade.

Com este desafio em mente, a FFUL candidatou-se ao Programa de Recuperação e Resiliência no âmbito da eficiência energética. Este projeto, com um financiamento de 4.922.860,52€, tem como meta reduzir em 63% o consumo de energia primária e emissão de CO2, transformando a faculdade num campus sustentável e de baixo consumo de recursos, com elevados padrões de eficiência energética e hídrica, ao mesmo tempo que promove modelos de trabalho (e de vida) sustentáveis, criando um “ambiente amigo do ambiente”. O projeto será executado até maio de 2025 e contempla intervenções em sete edifícios da faculdade, com cinco tipologias de intervenção: 1. envolvente opaca e envidraçada, 2. sistemas técnicos, 3. produção de energia para autoconsumo a partir de fontes de renováveis, 4. eficiência hídrica e 5. ações imateriais de apoio à sua execução.

A profunda transformação do património edificado resultará na classificação energética A+ nos 7 edifícios, que ficarão dotados de arquitetura bioclimática, com capacidade para produzir energia fotovoltaica para autoconsumo e para uma gestão técnica com recurso a inteligência artificial aplicada à gestão eficiente dos consumos energéticos e hídricos e às necessidades de manutenção.

Este compromisso tem representado um desafio gigantesco para toda a comunidade FFUL, pois impacta em cada momento na logística e no funcionamento da instituição, de modo que as atividades em curso não sejam afetadas. O ensino, a investigação e todo o trabalho de suporte e de gestão do dia a dia da faculdade têm de continuar. É um caminho que estamos a percorrer juntos, com um espírito de entrega e motivação contínua na perspetiva dos ganhos que iremos alcançar a título individual, institucional e para sociedade em que estamos inseridos.

Nesta jornada de mudança de paradigma, a FFUL está empenhada em contribuir ativamente para minimizar e mitigar as consequências nefastas das alterações climáticas que já são uma realidade. Em prol de um planeta sustentável a pensar nas gerações vindouras.

Foto: Henrique Casinhas / Visão