Rui Santos Ivo, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e presidente do INFARMED, foi eleito presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sucedendo a Lorraine Nolan. Esta eleição reforça o reconhecimento da sua vasta experiência na regulação do medicamento e a confiança dos Estados-Membros na sua capacidade de liderança.
Com um percurso sólido no setor, Rui Santos Ivo representa Portugal no Conselho de Administração da EMA desde 2016, é chair do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG) desde 2021 e foi nomeado vice-presidente do órgão que agora vai presidir, em outubro de 2024. O seu mandato na EMA terá a duração de três anos.
Rui Santos Ivo destacou a importância de uma EMA ágil e eficiente num contexto de mudanças rápidas e desafios legislativos, assegurando os elevados padrões da UE na proteção da saúde humana e animal. Emer Cooke, Diretora Executiva da EMA, saudou a nomeação, sublinhando o conhecimento profundo de Rui Santos Ivo sobre o sistema regulador europeu e o seu papel essencial na implementação da estratégia da EMA até 2028.
Esta nomeação reforça a posição de Portugal e do INFARMED na regulação do medicamento na Europa e reconhece o contributo nacional para a saúde pública na União Europeia.
Fonte: INFARMED
Fotografia: INFARMED