A área do Acesso ao Mercado (Market Access) tem uma importância crescente na fase pós-aprovação de medicamentos e produtos de saúde. A necessidade de garantir que as inovações cheguem de forma eficaz, segura e acessível aos doentes, em diferentes contextos regionais, tem levado ao reforço da formação nesta área estratégica.
Segundo Beatriz Silva Lima, uma das coordenadoras do curso Acesso ao Mercado Internacional, esta área “é hoje uma das fases mais críticas na vida de um medicamento”, sublinhando ainda que não basta desenvolver inovações eficazes — é necessário garantir que estas cheguem de forma acessível e sustentável aos doentes. Segundo a Professora, os especialistas nesta área devem ter competências em eficácia clínica, custo-efetividade e adaptação a contextos regionais distintos, como os EUA, China, Japão, África ou países árabes.
A pensar nisso foi concebido o curso Acesso ao Mercado Internacional para responder às necessidades de profissionais especializados nesta área e que sejam capazes de atuar em sistemas de saúde diversos e complexos.
A formação combina a componente teórica com a análise de casos reais, promovendo o contacto com desafios concretos enfrentados no setor. Com a colaboração de especialistas de diferentes áreas — da regulação à indústria farmacêutica e à academia —, o curso oferece uma perspetiva multidisciplinar e prática, alinhada com as exigências atuais do mercado global.
O curso de pós-graduação tem candidaturas abertas até ao dia 20 de abril, aqui.