Dois estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa foram distinguidos com a prestigiada Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2025, atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este reconhecimento visa apoiar jovens com elevado potencial académico e científico, promovendo o seu desenvolvimento através de apoio financeiro e acompanhamento por mentores especializados.
Entre os premiados está um estudante finlandês, Mikael Tiilikainen, que se mudou de Helsínquia para Lisboa para prosseguir os seus estudos no mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica . Em resposta ao contacto da FFUL, partilhou o entusiasmo com a distinção, afirmando estar “absolutamente encantado por ter recebido esta bolsa. O programa oferece mentoria académica e oportunidades de networking que serão fundamentais para o meu futuro.”
O estudante revelou ainda o seu interesse pela área da neurofarmacologia e pela investigação em tratamentos inovadores para doenças neurológicas, como a depressão.
O segundo aluno premiado é Gonçalo Carreira Lages, que está atualmente a frequentar o 3.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). Sobre esta conquista, Gonçalo afirmou: “Sinto-me muito honrado e grato por esta distinção. Julgo que este prémio é uma oportunidade única de contacto com investigadores de excelência e de desenvolvimento pessoal e científico. É a sensação de fazer parte de uma rede de talentos e de ter um espaço privilegiado de partilha de experiências. Ser um dos premiados só reforça a minha motivação para continuar a dedicar-me aos estudos.”. Gonçalo acrescenta ainda que o apoio dos docentes Carlos Afonso e Rafael Gomes foi muito importante para o projeto.
A atribuição destas bolsas reflete o mérito destes alunos sendo motivo de orgulho para a instituição.
