Mestrado em Engenharia Farmacêutica

Engenharia Farmacêutica

ECTS

6

Objetivos

Fornecer aos alunos uma visão aprofundada das actividades do projecto que precedem a implementação de uma nova unidade fabril. Conferir competência em diferentes fases da análise preliminar de implementação de uma nova Unidade de Produção, nomedamente na Análise de Mercado, na utilização de bases de dados internacionais, na elaboração de balanços mássicos e energéticos, na escolha e utilização de utilidades industriais e na análise de viabilidade económica do investimento.

Conteúdos Programáticos

Noção de Análise de Mercado. Fixação da capacidade de uma unidade produtiva. Selecção do local para implantação da fábrica.
Pesquisa bibliográfica com comparação crítica das tecnologias de fabrico e selecção metodológica. Consulta de bases de dados (Eurostat).
Análise de informação contida nas patentes e elaboração do diagrama do processo e Folhas de Especificação de uma instalação fabril. Conceitos básicos de avaliação económica de projetos industriais: cálculo de investment; cálculo de custos de ºrodução; avaliação da rentabilidade do investimento.
Conteúdo prático: Elaboração de ante-projecto de uma instalação industrial, incluíndo Análise de Mercado, Pesquisa Bibliográfica sobre Processos de Fabrico, Selecção de Processo de Fabrico, Localização de Instalação, Logística de Aprovisionamento e Distribuição de Matérias Primas e Produtos. Decisão fundamentada sobre a capacidade a instalar. Descrição detalhada do processo incluíndo os diagramas preliminaries.

Partilhar