RISCO AMBIENTAL E SAÚDE NA TRANSIÇÃO ECOLÓGICA E DIGITAL

Apresentação & Objetivos

Este ciclo de estudos pretende de integrar, de forma holística, conceitos e conhecimentos de modo a capacitar profissionais de diferentes áreas para a avaliação, gestão e comunicação do risco ambiental e avaliação do seu impacto na saúde.

O ciclo compreende 6 cursos que vão funcionar de modo independente, mas organizados de modo a permitir a frequência de todos eles.

Curso I – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Ambiente, Saúde e Sociedade

Curso II – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Laboratório de Monitorização Ambiental e Saúde

Curso III – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Requisitos Regulamentares na área do Ambiente e Saúde

Curso IV – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Comportamento, Destino e Efeitos dos Contaminantes Ambientais

Curso V – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Metodologias in sílico para analisar, simular e prever riscos ambientais em saúde

Curso VI – Risco ambiental e saúde na transição ecológica e digital: Análise de Risco Ambiental

Os objetivos a atingir:

• Estimular o desenvolvimento de competências gerais de avaliação do risco ambiental de resíduos e contaminantes, com repercussões na saúde;
  • Contribuir para a prevenção de riscos ambientais através da informação e apoio à implementação das políticas, nas áreas do combate às contaminações ambientais;
  • Desenvolver competências específicas identificadas pelo formando, de acordo com as suas áreas de trabalho e interesse.

Coordenadores:

Matilde da Luz dos Santos Duque da Fonseca e Castro, Professora Catedrática da FFUL

Maria do Rosário Beja de Figueiredo Gonzaga Bronze, Professora Associada da FFUL

Destinatários

Este curso pretende oferecer uma formação diferenciada que permita ao formando adquirir competências que o iniciem ou o promovam no mundo laboral a nível nacional ou internacional.

Considera-se como público alvo preferencial: profissionais da área da saúde humana e ambiental de Empresas Públicas ou Privadas, nomeadamente Autarquias, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), Delegações Regionais de Saúde, Indústria farmacêutica, Indústria alimentar, Indústria química, Indústria têxtil e do calçado, entre outras e formadores.

Calendário de inscrição:

O formando deverá inscrever-se no curso, ou no(s) módulo(s) que pretende frequentar, até à data limite definida para cada módulo.

Condições de Acesso:

Requisitos científicos:

1. Possuir formação de nível superior.

Documentos a anexar à candidatura: Certificado de Habilitações, CV e Carta de Motivação.

Critérios de seleção de formandos:

Os formandos serão selecionados com base no respectivo curriculum vitae e Carta de Motivação; caso necessário, será efetuada entrevista.

• Número mínimo de participantes por módulo: 8
  • Número máximo de participantes por módulo: 30

Valor de Inscrição

Data limite de candidatura

Créditos Ordem dos Farmacêuticos

Curso I

250€ 27 de dezembro 2023 3

Curso II

1000€ 05 de fevereiro 2024 7

Curso III

1000€ 26 de abril 2024 7

Curso IV

250€ 25 de junho 2024 3

3.6

Curso V

600€ 25 de setembro 2024 3

3.6

Curso VI

350€ 10 de outubro 2024 5

4.8

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Aceder à Plataforma FenixEdu.

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2022/2023”, selecionar o curso “Risco Ambiental e Saúde na Transição Ecológica e Digial” e o respectivo módulo (é possível a inscrição a mais do que um módulo até à totalidade dos módulos do curso).
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros

Escola(s) parceira(s): da ULisboa

• Faculdade de Belas Artes;
  • Faculdade de Ciências;
  • Faculdade Direito;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Medicina Veterinária;
  • Instituto Superior Agronomia;
  • Instituto Superior Técnico.

Outras entidades parceiras (empresas, serviços públicos, autarquias, entre outros):

• Agência Portuguesa do Ambiente;
  • Autoridade de Segurança Alimentar e Económica;