Curso Pós-Graduado de Atualização: I Curso Intensivo de Farmacoterapia na Psoríase

Objetivos

O principal objetivo deste curso é possibilitar a oportunidade de aquisição e consolidação de competências em farmacoterapia e seus aspetos clínicos, no âmbito da psoríase, a licenciados em Ciências Farmacêuticas, investigadores e outros profissionais de saúde. A realização deste custo permite a realização, por parte da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a formação na área da farmacoterapia em contexto clínico e de farmácia clínica, dotando os formandos de competências nestas áreas descritas

Horário: 9h00 às 18h30

Local: Anfiteatro B da FFULisboa

• Módulo I | História natural da psoríase
    • Diagnóstico e fisiopatologia – Dr. Miguel Alpalhão (CHULN/HSM, Lisboa)
    • Manifestações clínicas e impacto no doente – Dra. Joana Antunes (CHULN/HSM, Lisboa)
  • Módulo II | Tratamento da psoríase
    • Abordagem terapêutica do doente com psoríase – Dra. Joana Antunes (CHULN/HSM, Lisboa)
    • Tratamento farmacológico e a importância das vias imunológicas – Prof. Doutor João Gonçalves (FFULisboa, iMed.ULisboa)
    • Prática clínica e algoritmos de tratamento na psoríase (Guidelines) – Prof. Doutor Paulo Filipe (CHULN/FMUL, Lisboa)
    • Eficácia e segurança dos inibidores anti-TNF e inibidores das interleucinas – Dr. Pedro Bastos (CUF, Lisboa)
  • Módulo III | Efetividade e aspetos farmacoeconómicos
    • Real World Evidence e persistência do tratamento – Prof. Doutor Tiago Torres (CHUP/ICBAS, Porto)
    • Registo clínico (Real World Data)- Prof. Doutor Tiago Torres (CHUP/ICBAS, Porto)
    • Impacto farmacoeconómico e financiamento – Prof. Doutor João Paulo Cruz (CHULN/FFULisboa/iMed.ULisboa)
  • Módulo IV | Intervenção na prática clínica
    • Intervenção farmacêutica no doente com psoríase – Dra. Anabela Roque (CHLC – Hospital do Capuchos)
    • A perspetiva do doente – Pedro M. (CHULN, Lisboa)
    • Estratégia nacional para o tratamento da psoríase – Mesa redonda: Prof. Doutor João Paulo Cruz (Moderador); Jaime Melancia (PSO Portugal); Dr. José Feio (CHUC); Prof. Doutor Paulo Filipe (CHULN/FMUL)

Destinatários

Licenciados em Ciências Farmacêuticas, investigadores e outros licenciados na área da saúde.

Aprendizagens e competências a adquirir: aprendizagem através da apresentação de diapositivos e discussão oral. Aquisição de competências na área de psoríase, nomeadamente das suas manifestações clínicas, terapêutica aplicada e respetiva monitorização farmacoterapêutica, por parte do estudante.

Propinas

O pagamento da inscrição, no valor de 275€, deverá ser efetuado até dia 15 de maio de 2019 por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1 e o respetivo comprovativo de pagamento enviado para o email posgraduados@ff.ulisboa.pt

A inscrição só é válida após a receção do comprovativo de pagamento pelos Serviços Académicos.

Candidatura

As inscrições para o I Curso Intensivo de Farmacoterapia na Psoríase são realizadas via Formulário Online até ao dia 15 de maio de 2019.

Serviços Académicos: posgraduados@ff.ulisboa.pt