Curso Pós-Graduado de Atualização de Ciências em Animais de Laboratório – Categoria B (2.ª edição) – Teórico Online

Objetivos

Dar formação teórica e prática a profissionais que pretendam utilizar animais para fins experimentais e outros fins científicos, tal como é exigida por lei (Artigo n.º 31 do Decreto-Lei n.º 113/2013 de 7 de agosto; Diretiva 2010/63/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de setembro de 2010). Este curso engloba os conteúdos necessários para obter creditação de investigador ou técnico de investigação pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e segue diretrizes da Comissão Europeia referentes à formação em Ciências de Animais de Laboratório (FELASA categoria B).

Organização

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL).

Programa

Duração do Curso: as sessões deste curso foram desenhadas de forma a que a sua duração compreendesse, no mínimo, o correspondente a 20 horas de aulas (3 ECTS)

Local do curso: disponível online após inscrição e pagamento. Os conteúdos estarão temporariamente disponíveis com password individual.

Este curso abrange temas referentes a peixes, roedores e lagomorfos.

• Legislação e Recomendações Europeias e Nacionais;
  • Ética e os 3 Rs;
  • Saúde e Segurança;
  • Integridade Científica e Desenho Experimental;
  • Anatomia e fisiologia de peixes, roedores e lagomorfos;
  • Comportamento e Ambiente;
  • Bem-estar Animal e Sinais de perturbação;
  • Acomodação – macro e micro-ambiente;
  • Alimentação e Nutrição;
  • Estatuto Sanitário e Controlo Microbiológico;
  • Transporte;
  • Manipulação, Contenção e Métodos de identificação;
  • Standardização e Manipulação Genética;
  • Administração de Substâncias e Colheita de Amostras;
  • Anestesia e Analgesia;
  • Cuidados pré e pós cirúrgicos;
  • Eutanásia.

Informação sobre Autores dos conteúdos das aulas e Responsáveis pela coordenação deste Curso Teórico online disponíveis no site www.spcal.pt

Destinatários

Este curso destina-se a estudantes pré ou pós-graduados que desejem solicitar acreditação para a categoria B da FELASA (Investigador ou Técnico de Investigação) à DGAV, mas também às pessoas que pretendam adquirir conhecimentos teóricos e práticos na área das Ciências de Animais de Laboratório.

Propinas

O preço do curso teórico para cada participante será 100€.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1 e o respetivo comprovativo de pagamento enviado para o email posgraduados@ff.ulisboa.pt

Após a confirmação do pagamento, no prazo de 5 dias úteis, receberá um e-mail com as credenciais de acesso ao curso. A partir desta altura e até à realização do exame (o qual deve ser requerido até ao máximo de 6 meses após esta data) tem acesso aos conteúdos do curso disponíveis no site www.spcal.pt.

Obs.: Caso se inscreva também na componente prática, o pagamento só deve ser efetuado após instruções dos Serviços Académicos e da aprovação do curso teórico online (ver condições de funcionamento do curso prático).

Avaliação

Metodologias de Avaliação: a avaliação será realizada em exame escrito presencial nas instalações da FFUL em local a definir.

O examinando deve propor-se realizar o exame no máximo 6 meses após a inscrição. O exame, com a duração de 90 minutos, será composto por 100 questões de escolha múltipla, com 4 opções de resposta cada, das quais apenas uma está correta. O assinalar de resposta incorreta não subtrai cotação ao exame. A aprovação requer um mínimo de 60% de sucesso no exame. Cada inscrição permite uma repetição da prova sem custos adicionais.

Datas de avaliação final: 24 de abril de 2019 (18h30 às 20h30) ou 17 de julho 2019 (18h30 às 20h30).

Candidatura

Candidaturas: até dia 28 de junho de 2019 via Formulário Online.

Serviços Académicos: posgraduados@ff.ulisboa.pt